Terremotos são provocados pelo atrito entre as placas tectônicas, grandes blocos de rochas e minérios
que constituem a crosta terrestre, que flutuam sobre o magma do manto terrestre. Essas placas estão em movimento constante, e por vezes se chocam. Isto provoca abalos sísmicos. Logo, locais próximos às zonas de encontro são mais propensos a terremotos e/ou tsunamis, que podem ocorrer caso haja um terremoto sob o mar. O ponto inicial de um terremoto fica no subsolo, chamado hipocentro. A manifestação deste na superfície é o epicentro.
No Chile, Japão e Califórnia, ocorrem mutos terremotos. O motivo para estes:
- Chile: este se encontra numa zona de choque entre as placas de Nazca e Sul-americana. Elas estão em constante atrito, pois a placa de Nazca está afundando sob a Sul-americana. Este movimento ocorre “aos trancos”, com acúmulos e liberações de energia, que causam os abalos.
- Japão: o país se localiza perto da divisa entre as placas do Pacífico e da Eurásia, em que ocorrem fortes colisões. O epicentro do sismo fica no mar, o que frequentemente causa tsunamis.
- Califórnia: o atrito ocorre entre as placas do Pacífico e Norte-americana, que se afastam, gerando uma grande rachadura na superfície; a famosa Falha de San Andreas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário