domingo, 11 de maio de 2014

Origem do Vulcanismo: Islândia e Havaí


 HAVAÍ:

     
     A cadeia de ilhas vulcânicas do Havaí foi formada por um tipo de vulcanismo conhecido como hot pot (ponto quente). Que é quando há concentração de calor em algum ponto do manto que são capazes de produzir magma, que sucessivamente, sai por extrusão em direção da superfície na forma de vulcões.
     As ilhas não foram formadas em simultâneo, porém se originaram do mesmo ponto quente, situado debaixo da Placa do Pacifico, isso porque, como a placa se desloca cerca de 13 cm para o oeste por ano as ilhas se afastam do ponto fixo, deixando de ter atividade vulcânica. Quanto mais longe do ponto fixo, mais antiga é a ilha.
     A ilha do Havaí á a mais recente, no leste do arquipélago, com cerca de 500.000 anos, situada bem em cima do ponto quente, por este motivo, é a única que ainda mantém atividade vulcânica.



ISLÂNDIA:



      Afastamento de placas tectônicas origina fissuras na crosta através das quais magma acende á superfície formando vulcões.
Este é o caso da Islândia, que  tem uma alta concentração de vulcões ativos devido a condições geológicas únicas,ela representa cerca de 30% de toda lava emitida na Terra e  é a maior parcela de terra inteiramente de origem vulcânica, formada ou por planaltos formados pela atividade vulcânica tipo fissural ou por grandes vulcões de forma cônica responsáveis pela atividade vulcânica tipo central.
     Uma erupção fissural  é uma erupção vulcânica que ocorre ao longo de uma fissura na crusta, em geral com poucos metros de largura, mas com centenas ou mesmo milhares de metros de comprimento. A lava é expelida pela fissura escorrendo sobre a superfície.Uma erupção central é quando o magma ascende por uma conduta principal, ou chaminé dando geralmente origem a um cone vulcânico.


     Erupção fissural                                                        Erupção central  

Nenhum comentário:

Postar um comentário