domingo, 11 de maio de 2014

A origem das cadeias montanhosas: Andes e Himalaia.


Formação dos Andes


A cordilheira dos Andes surgiu em resultado de um choque ocorrido entre duas placas tectônicas a de Nazaca e a placa sul-americana. Há milhões de anos, a placa de Nazaca moveu-se em direção à placa sul-americana e, por ser mais densa, penetrou por baixo, causando a elevação do terreno sobre essa zona de choque, dando origem às elevadas montanhas que hoje formam a cordilheira dos Andes.

Durante anos os pesquisadores acreditaram que o surgimento da cordilheira dos Andes teria ocorrido de forma lenta e gradual. Entretanto, pesquisas recentes realizadas por geólogos norte-americanos reformularam esta teoria, indicando que a cadeia montanhosa que forma a Cordilheira dos Andes surgiu abruptamente, dobrando de tamanho entre 4 e 6 milhões de anos.




Formação do Himalaia.


O Himalaia é uma das mais jovens formações de montanhas mais jovens do planeta. Sua formação se deu por dois motivos: Uma colisão continental, ou então, pelo processo de orogenia entre as placas Indo-australianas e da Eurásia. A colisão iniciou-se no Cretáceo Superior há cerca de 70 milhões de anos, quando a placa Indo-australiana se moveu rumo ao norte e colidiu com a placa da Eurásia. Há cerca de 50 milhões de anos, com a movimentação rápida da placa Indo-australiana, a junção já havia se estabelecido.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário